Como se prevenir do câncer de mama? Quando começar a Mamografia?

Em entrevista para a Gazeta do Povo:

Como explica o mastologista Hélio Rubens de Oliveira Filho, professor da UFPR e médico credenciado pelo Unimed Curitiba e Amil, o câncer na mama não mata. O que pode causar a morte é a metástase desse câncer, que costuma atingir ossos, pulmões, fígado e cérebro. “Enquanto o câncer está confinado à mama, as chances de cura são muito altas. Mas quando temos um quadro de metástase, essas chances diminuem drasticamente”, afirma.

Para se ter um diagnóstico precoce do câncer de mama, a mamografia é fundamental. Só por meio desse exame de imagem é possível detectar o tumor em um estágio inicial. “O exame serve para detectar a doença no começo, o que amplia as chances de cura da paciente”, diz o mastologista.

A recomendação médica é que a partir dos 40 anos a mulher faça a mamografia anualmente. Isso vale para quem não se enquadra em grupos considerados de risco. Para as mulheres que têm casos de parente de primeiro grau que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos ou câncer de ovário, o acompanhamento deve começar aos 35 anos ou antes. Para isso, é imprescindível a consulta com um mastologista. Fatores como a primeira menstruação antes dos 12 anos, o primeiro filho após os 30 anos e o tabagismo também aumentam o risco da mulher desenvolver câncer de mama.

 

Veja a íntegra no link:

http://www.gazetadopovo.com.br/saude/mamografia-e-destacada-em-campanha-3n3o93qqvk8bq1dwev32cfpla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *